quinta-feira, 12 de agosto de 2010

MetaTags no OsCommerce

Para deixar a loja OsCommerce um pouco mais amigável aos motores de busca, instalei o plugin Easy MetaTags for SEO, que nada mais faz do que colocar o nome e a descrição dos produtos nas tags title e description.

Tive um problema com a tag description, pois na descrição dos meus produtos usei tags html, como

, o que aconteceu então foi que o plugin recebia logo no começo da tag description essa tag, já que o plugin simplesmente pega os 150 primeiros caracteres do campo descrição do produto e joga na metatag, o que aconteceu então foi que aparecia escrito na tela antes do header da loja, um horror. Então precisei modificar o arquivo do plugin para que colocasse na description apenas o nome do produto, foi a única solução que pensei no momento que daria menos trabalho. Agora tanto a tag description quanto a tag title ficam iguais, o que em técnicas de SEO não é bom, mesmo assim estou um pouco sem tempo para tentar outra solução, fico aberta à ideias.

Para instalar o plugin é necessário copiar o arquivo metatags.php para a pasta includes/functions, incluir a linha

require(DIR_WS_FUNCTIONS . ‘metatags.php’);

no arquivo product_info.php, e substituir as linhas

”>
<?php echo TITLE; ?>

por

”>
”>
<?php echo MetaTagTitle($products_id, $languages_id); ?>

nesse mesmo arquivo, além de incluir a linha

define(‘PRODUCT_META’, ‘Nome da loja virtual, ou texto padrão para aparecer caso o produto não tenha descrição’);

no seu arquivo de idioma, no meu caso catalog/includes/languages/portugues_br.php, mudando o texto da descrição.

Fazendo isso suas páginas agora terão as metatags de title e description, o que já é um começo para a otimização. O que eu queria na verdade era deixar as Url’s mais amigáveis, mas o plugin que encontrei que fazia isso tinha um instalador que não funcionou e na versão mais antiga precisava modificar muitas páginas php, e mesmo assim não deu certo, talvez seja a minha versão do OsCommerce, mas para quem quiser tentar aqui está o link Ultimate SEO, se conseguirem instalar por favor me digam como.

Agradeço a todos os leitores que estão me ajudando com a loja, acredito que pelo menos no OsCommerce ninguém consegue fazer muita coisa sozinho mesmo, por isso estamos aí, o que eu conseguir ajudar eu ajudo.

Um abraço e até a próxima.

Um comentário:

  1. Olá, parabéns pelo site, já estou seguindo.
    Já tenho um oscommerce ( feito e configurado por outra pessoas ) mas estou criando um novo em um domínio já existente meu.
    Coloquei o oscommerce-3.0a5.zip que você disponibiliza, gostei muito pois os outros que achei não tinham meta tags nem áreas de html.
    Após a instalação ficaram muitos alertas, porém, dois deles eu não estou conseguindo tirar, são eles:
    * Number of queries: 19 [0s]
    * Execution Time: 0.041s [osC_Services_debug]

    Outro detalhe, este oscommerce já tem sitemap ou temos que instalá-lo separadamente, se tem, qual o link dele ou como habilitamos?

    Vou testar a tradução que você disponibiliza e também o gerador de Meta Tags e depois retorno o resultado.

    Abs.

    ResponderExcluir