(CRÉDITOS: manu (usuário do fórum omeunuke.com) )

Bem pessoal,

Depois de um tempo ausente estou de volta ao forum, de nick novo rs


Todo mundo que tem uma loja, site, blog, etc... Já deve ter se feito essa pergunta, Como melhorar o posicionamento do meu site no google?


A resposta é bem simples, você não precisa de nenhum investimento alto, nem ferramentas complexas. Basta ter um site bem claro e explicativo.


Quando um buscador entra em seu site, ele lê o código fonte como se fosse um texto, então se voc6e quer que as pessoas lhe encontrem deixe claro de que o seu "texto" trata.


Tá ok, mas como eu faço isso no meu site?


1 - A tag title:
Quando criamos um texto a primeira coisa que fazemos é dar um titulo para ele certo? No site podemos fazer a mesma coisa usando a tag TITLE, essa tag serve para mostrar ao buscador o que tem naquela página, e não somente para colocar o nome do seu site na barra de titulos do navegador.

vamos pegar a minha loja como exemplo:
www.agarreeusse.com

Quando você entra na página inicial do site vai ver o nome "Agarre e Use - mostre seu estilo", mas quando você entra na descrição de qualquer um dos produtos vai ver que o titulo da página mostra "Camisetas Engraçadas + nome do produto". Isso já é um ponto na busca, pois já mostrei aos buscadores o que estou vendendo naquela página.


2 - Metatags: Todo mundo aqui já deve ter ouvido falar em metatags. Elas mostrm previamente aos buscadores o conteúdo da página. Ela mostra uma descrição resumida do conteúdo de sua página, evite usar mais de 150 caracteres, do assunto de seu site que você mostra previamente aos buscadores. Nas metatags você também pode definir as famosa palavras chaves!


Mas cuidado, elas podem ser positivas ou negativas para seu site. Os buscadores não são bobos, e percebem quando tentamos engana-los, então ao escolher as suas palavras chaves, opte por aquelas que realmente tenham a ver com o conteúdo de seu site, não coloque carro se você vende camisa por exemplo, coloque somente aquelas palavras chaves que são relevantes, evite utilizar mais de 12 por página.


agora, como eu vou mudar a tag title do minha loja oscommerce e gerar metatags para ela?

Instale a contribição Easy meta tag disponivel no link
http://www.oscommerce.com/community/...a+Tags+for+SEO

A intalação é facil e leva apenas alguns minutos. Ela pega o nome do produto e coloca na tag title, os primeiros 150 caracteres váo para a descrição e ela gera as palavras chaves automaticamente para você.



3 - Usando Urls amigaveis
- Como muito aqui devem saber, quando alguém procura algo em um buscador, o primeiro lugar em que ele procura pelas palavras digitadas é no dominio do site (é lógico que ele não busca somente no dominio, por isso temos os outros paços nesse tópico... rs).

Você pode testar essa informação no google, digite uma palavra qualquer , como camisetas por exemplo, você verá que os primeiros resultados são sites que possuem camiseta no endereço.


nós que usamos o Oscommerce, temos um problema com nossas urls, ao invés de mostrar o nome do produto e da categoria ela mostra um codigo do php =/ . Esse também é um problema que pode ser resolvido facilmente, basta instalar a contribuição:
http://www.oscommerce.com/community/contributions,2895/ (a versão disponivel em 5 Jul 2010 está funcionando perfeitamente em minha loja), ela corrige as urls geradas pelo oscommerce para urls amigaveis (com os nomes do produto e categorias).

Depois de instalar essa contribição será necessário configura-la no seu admin, na opção configurações SEO urls.

Para que ela funcione igual ao que está na loja www.agarreeuse.com você deve configurá-la da seguinte forma:

Enable SEO URLs? true

Add category parent to product URLs? true
Add category parent to begining of URLs? true
Filter Short Words 10
Output W3C valid URLs (parameter string)? true Enable SEO cache to save queries? true
Enable product cache? true
Enable categories cache? true
Enable manufacturers cache? trueEnable automatic redirects? true

e a mais importante

Enter special character conversions á=>a,ã=>a,à=a,é=>e,ê=>e,ó=>o,ô=>,õ=>,ñ=>n,ú=>u,ç=> c

Esse código vai converter os caracteres especiais de sua loja par caracteres simples, se você náo usar essa configuracão os caractes especiais serão ignorados e nomes como não vão aparecer somente na oa invés de nao.


As demais opções deixe como false.


Não esqueça de fazer testes em sua loja, simule uma compra somente para verificar se está tudo funcionando sem problemas.


Importante: Para quem usa pagamento digital, após instalar essa contribuição em minha loja o modulo do pagamento digital foi desativado automaticamente ( não sei por que ), reativei e tive que colocar de novo a chave e o codigo da loja, pois haviam sido alterados e dava loja não encontrada. Após fazer isso voltou a fucionar normalmente.

Bem agora que você já colocou o nome do produto no tag title, configurou as metatags, arrumou as urls vamos arrumar o conteúdo do site


4 - Arrumando o conteúdo
- Bem se você fez os passos acima seu site já ganhou muitos pontos com os buscadores, porém ainda falta algo a ser feito, o seu conteúdo precisa mostrar que o conteúdo do site realmente está relacionado ao que está na tag title, na descrição e na url.

Na descriçào de seu produto ao invés de usar um texto tecnico, somente com especificações do produto, crie um texo ligado diretamente ao que você está vendendo. Pense nas palavras que você acha importante para o produto e as utilize na descrição, repita mesmo!


ex: Na minha loja, ao invés de colacar somente:

"Camistea de malha 30.1 1000% algodão com estampa em silk scren."

Coloquei:
"As camisetas engraçadas Agarre e Use são garantia de qualidade. Nossas camisetas engraçadas são feitas de malha 100% algodão 30.1 e a estampa engraçada é feita em silkscreen"

Veja que repeti varias veses sem deixar o texto redundante, afinal o usuário comprador também vai ler


Mas como tudo nessa vida, nada é tão bom que não tenha um lado ruim, você também deve ficar atento para nào repetir muitas vezes as mesmas palavras, pois nesse caso os buscadores podem pensar que é uma tentativa de burlar o sistema de indexação.


mas como vou saber se fiz um bom texto ou se minhas palavras estão sendo repetidas muitas vezes?


A ferramenta
http://submit.tay.com.br/ferramentas...ncia-do-texto/ faz uma analise do seu site e lhe mostra se seu texto é efetivo ou se você repetiu muitas vezes a mesma palavra. basta colar seu texto lá e clicar em enviar . Uma mãozinha verde significa que sua taxa de repetição está boa, uma mãozinha vermelha significa que a palavra está sendo repetida muitas vezes.

É isso!


(CRÉDITOS: manu (usuário do fórum omeunuke.com) )